domingo, 1 de agosto de 2010

Trabalho sério de Pedagogia Hospitalar é realizado no Hospital Menino Jesus.


Prof. Marcelo Clemente e Profª Anna Maria N. Damiani

Neste mês de julho, estive visitando o Hospital Municipal Menino Jesus, a convite da Profª Anna Maria Nascimento Damiani- Coordenadora do Projeto de Pedagogia Hospital.... Confesso que fiquei muito contente em ver o sucesso do projeto de Pedagogia Hospitalar implantado naquela unidade hospitalar.
Na ocasião conheci também o Diretor do Hospital, o Dr. Madeira e o parabenezei pelo apoio ao programa. Sem dúvida, um trabalhjo sério deve ser realizado de forma multidisciplinar e com o suporte e apoio da direção do hospital.
Adorei conhecer a estrutua do hospital,a sala da classe hospitalar, o cuidado com os brinquedos...Mas oque realmente chamou minha atenção foi a garra e o comprometimento da Prof. Anna Maria N. Damiani, que de uma maneira voluntária coordena o trabalho pedagógico no Hospital. Sua garra, dedicação, determinação e vontade de lutar pelo direito das crianças ao estudo é um exemplo para todos nós.
Destaco aqui também a atuação da Profª Mara Rúbia - Pedagoga e Psicopedagoga que trabalha no atendimento das crianças e seus familiares e da Profª Alessandra, que atua com projetos sociais e com informática na área educacional.


Todo o trabalho pedagógico realizado no hospital é voluntário. As crianças passam poucos dias internadas, mas mesmo assim é realizado um trabalho de contato com a escola de origem da criança, visando a continuidade da vida escolar da criança.




Em breve realizarei outras visitas ao Hospital. Meu desejo é colaborar com o meu trabalho e com o envio de alunos do curso de Pedagogia para realização de estágios.
Nestas poucas linhas quero deixar meu incentivo e elogio a estas dedicadas professoras que com certeza fazem a diferença na vida de centenas crianças e de seus familiares.

Hospital Municipal Infantil Menino Jesus


Fundado em 1938 e municipalizado no final da década de 1960, o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus dedica-se a atender crianças e adolescentes prestando atendimento de média e alta complexidade em pediatria, sendo o único da Prefeitura de São Paulo destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes desta faixa etária. Com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, o Menino Jesus passou a atender, também, aos casos de cardiopatia congênita que necessitem de correções cirúrgicas e transplantes de fígado em crianças.



Parabéns à Equipe de Pedagogia Hispitalar do Hospital Menino Jesus!

5 comentários:

  1. Belissimo trabalho fico muito feliz quando vejo que o trabalho humanizador esta sendo disseminado, e acreditado por aquelas pessoas que lutam por uma qualidade melhor de vida.
    Estou com um projeto de brinquedoteca nos hospitais se alguem se interessar podemos compartilhar juntos essa jornada.
    meu email psicopedagoga_2010MCASA@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. OLA, ESTOU FAZENDO O CURSO DE PEDAGOGIA HOSPITALAR, POR SER UM CURSO ESPECIAL, ESTOU TENDO DIFICULDADES EM DESENVOLVER PROJETOS E AFINS, E ACHEI SUPER IMPORTANTE O SEU PROJETO DE BRINQUEDOTECA GOSTARIA QUE VC COMPARTILHASSE COMIGO DESSE BELISSIMO PROJETO. TEREZINHA

    ResponderExcluir
  3. assistir a Palestra ministrada pela Profª. Anna não tenho palavras pra falar.
    Foi muito bom mesmo a palestra realizada na Faculdade Anhanguera de Taubaté no dia 05/11/2010 eu como aluno de pedagogia dessa instuição só tenho a agradecer!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O programa de classes hospitalares humanizam a relação entre a criança e o tratamento, minimizando medos e despertando alegrias. Como pesquisador ma área acredito na importância e crescimento deste trabalho nos hospitais brasileiros.

    ResponderExcluir