quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA
Modalidade: Especialização
Código: ESP.10.002
Área: Educação
Base Legal: Resolução CNE/CES nº 1, de 08/6/2007

Objetivos Gerais:
Especializar profissionais para atuar de forma institucional e clínica nos distúrbios de aprendizagem, por meio do estudo do fenômeno educativo e nas diferentes formas de aquisição do conhecimento, para atuarem em Instituições Educacionais, Empresariais e de Saúde, promovendo a aprendizagem de conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia, além de habilitar para o magistério superior.
Objetivos Específicos:
Promover o domínio teórico e prático dos conteúdos específicos da área de Psicopedagogia, de modo a permitir, ao psicopedagogo, planejar, acomodar e acompanhar o processo de aprendizagem, diagnosticar as dificuldades cognitivas e intervir nos processos normais e patológicos da aprendizagem.
Capacitar o profissional para desenvolver trabalho em equipes interdisciplinares na área da educação e saúde, em clínicas e instituições.
Incentivar a busca de conhecimentos básicos para entender o modo pelo qual diferentes funções orgânicas se desenvolvem, possibilitando melhor observação e avaliação comportamental do indivíduo.
• No setor institucional: atuar na comunidade (instituições escolares, ONGS, hospitais, empresas, creches e família).
• No setor clínico: atuação psicopedagógica clínica por meio do diagnóstico, da intervenção, da orientação (individual, grupal, familiar) nas questões que envolvem a aprendizagem humana.
Síntese do Conteúdo programático: Fundamentos de Psicopedagogia, Metodologia da Pesquisa; Cognitivismo e Aprendizagem; A Psicopedagogia e a Aprendizagem da Matemática; A Psicopedagogia e a Aprendizagem da Leitura e da Escrita; Neurociência: fundamentos do sistema; Diagnóstico Institucional; Intervenção Psicopedagógica na Instituição; Diagnóstico Psicopedgógico; Dificuldades de Aprendizagem; Intervenção em Clínica Psicopedagógica e o Lúdico; Supervisão de Casos; Fundamentos da Psicomotricidade; Estágio Supervisionado em Clínica Psicopedagógica; Estágio Supervisionado em Instituições; Trabalho de Conclusão de Curso(TCC).
Público alvo: Profissionais graduados na área da educação, Psicologia, Psicanálise, Psicolingüística, Neurologia, Fonoaudiologia, Assistência Social e outras áreas afins que requerem conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem.
Requisitos: Possuir formação superior.

Carga horária total: 520 horas (360 horas teóricas e 160h de estágio).

Número de vagas: 40.

Periodicidade: 08 h/a semanais.

Investimento: R$ 399,00 mensais, com 20% de desconto para ex-alunos da FIP.

Dias de Aula/Horário: aos sábados, das 8h00 às 17h00 ou às terças e quintas-feiras, das 18h00 às 22h30.
Coordenação do curso: Anna Maria Nascimento Damiani, Mestra em Distúrbio do Desenvolvimento

Coordenação geral: Prof. Dr. Rubens Brosso

Cerfiticação: FIP

Mais informações:
www.fipsp.edu.br
(11) 0800 726 6510 / (11) 2823 - 4151

Nenhum comentário:

Postar um comentário