quarta-feira, 1 de junho de 2011

Curso de Especialização em Pedagogia Hospitalar




O curso de Pós-graduação em Pedagogia Hospitalar proporciona uma nova possibilidade de trabalho para o educador dentro do ambiente hospitalar. Trata-se de uma Pedagogia do presente, centrando-se na situação emergencial e transitória do educando hospitalizado, criando a oportunidade de interação com o enfermo, equipe hospitalar, família e escola. É uma nova realidade de atuação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, pois envolve saberes em prol da vida. Para tanto, o profissional que pretende atuar na educação hospitalar necessita de uma formação diferenciada para desenvolver propostas pedagógicas flexíveis, tendo em vista o acompanhamento do desenvolvimento e da aprendizagem da criança e adolescente hospitalizados.

Público-alvo:
Egressos dos cursos de Pedagogia, Letras, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, professores de Educação Especial e psicopedagogos que tenham interesse na área.

Áreas de atuação:
Hospitais infantis e brinquedotecas (planejamento pedagógico).

Diferenciais do curso:
Possui uma proposta pedagógica atualizada; corpo docente especializado e atuante nas áreas da educação e da saúde; horas destinadas a estágios orientados com profissionais que atuam diretamente em hospitais reconhecidos; promoção anual de fóruns relacionados à temática Pedagogia Hospitalar, com nomes de expressividade na área.

Disciplinas:
Aspectos Legais das Classes Hospitalares; Bioética; Didática e Metodologia do Ensino Superior; Aprendizagem e Desenvolvimento; Estruturas lúdicas de aprendizagem; Brinquedoteca Hospitalar; Metodologia da Pesquisa Científica; Arte e Educação: Qualidade de vida, Serviços em saúde, Humanização na Educação Hospitalar; Psicanálise da criança e do adolescente; Programa de Saúde; Relacionamento Interpessoal e Comunicação e Hospitalização e Ruptura do Cotidiano.

Carga Horária:
536 hora (368 horas de aulas teóricas, 48 horas de estágio orientado e 120 horas de Trabalho de Conclusão de Curso).

Dias da semana, horários e locais:
2ª e 4ª das 19h00 às 22h30 (Campus Pompéia).

Vagas:
35

Duração:
14 meses (368 horas de aulas teóricas e 100 horas de monografia).

Desconto de 12% nas mensalidades para ex-alunos de graduação da São Camilo (o valor da matrícula será integral).

Coordenadora:
Profa. Dra. Luci Fernandes - Pedagoga, doutora em Educação, coordenadora dos cursos de Gestão Educacional, Pedagogia Hospitalar e graduação em Pedagogia do Centro Universitário São Camilo.

Maiores Informações:http://www.saocamilo-sp.br/novo/posgraduacao/pedagogia-hospitalar.php

Central de Relacionamento (11) 2588-4043 (11) 2588-4088

Nenhum comentário:

Postar um comentário