segunda-feira, 12 de março de 2012

IV Encontro Multidisciplinar sobre as Doenças das Vias Aéreas




Com a chegada do outono, também se espera um grande aumento da busca aos pronto-socorros pediátricos e, nesta época do ano, as doenças mais frequentes são as que atingem o sistema respiratório. São as viroses sazonais (gripe, resfriado, bronquiolite), as infecções bacterianas (pneumonia e sinusite), além das crises alérgicas.

Estudos apontam que cerca de 10 a 15% das crianças sofrem de asma, doença inflamatória que atinge o pulmão, causando estreitamento dos brônquios e dificuldade na passagem do ar. A alta incidência desse tipo de problema pode ser atribuída a novos hábitos de vida, como ambientes mais fechados, pouco ensolarados e propícios para o acúmulo de alérgenos. Outros fatores desencadeantes das crises são as infecções e, ainda, os níveis elevados de poluentes. Os sintomas da asma incluem cansaço aos esforços, crises de chiado ou sibilância, tosse, dificuldade para respirar e até, em crises mais graves, falta de oxigênio no organismo que pode levar à morte. O importante é difundir o conceito de que a asma, embora não tenha uma cura definitiva, pode ser controlada através do tratamento preventivo, evitando prejuízos à qualidade de vida e desfechos fatais.

Frequentemente associada à asma, outra alergia respiratória comum nos dias de hoje é a rinite, considerada a doença respiratória crônica mais frequente em todo o mundo, que afeta entre 20 a 25% da população urbana. Crianças com o problema costumam apresentar coceira, espirros, entupimento nasal e coriza, sintomas que transtornam a rotina, o sono e até o aprendizado, além de apresentarem maior chance de desenvolvimento de infecções respiratórias como as sinusites. Além disto, a rinite crônica pode levar a respiração bucal, hábito nem sempre notado pelos pais, mas que causa uma série de malefícios ao organismo como distúrbios do sono, baixo desempenho escolar, problemas de crescimento e de postura, dificuldade de deglutição, mastigação e oclusão dentária.

De 19 a 21 de abril, durante o I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas, ocorrerá o IV Encontro Multidisciplinar sobre as Doenças das Vias Aéreas onde teremos especialistas renomados de vários estados debatendo a solução para minimizar estes problemas. Serão expostas estratégias de trabalho multidisciplinar que propiciam o controle das doenças das vias aéreas, desde tratamentos medicamentosos à prevenção com vacinas, buscando propiciar aos pacientes uma melhor qualidade de vida.

Confira o site do evento: www.sabara50anos.com.br

Fonte: http://networkedblogs.com/v43kN

Nenhum comentário:

Postar um comentário