terça-feira, 18 de junho de 2013

III Encontro de Pedagogia Hospitalar de Blumenau

A noite de abertura do III Encontro de Pedagogia Hospitalar do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, na última quinta-feira, dia 13/06, foi marcada por emoções, apresentações e compartilhamento de conhecimento e parceria. Participaram da abertura a Secretária Municipal de Educação de Blumenau, professora Elenice Glorinha Lucheta, a Chefe do Departamento de Educação da FURB e Coordenadora do Projeto de Extensão Pedagogia Hospitalar, a professora Elenir Reeder Buddag e o diretor científico do Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde – ICDS e médico do, o professor Romero Fenili, além de outras autoridades e convidados.
Durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a um vídeo produzido pela professora do Projeto Pedagogia Hospitalar com uma aluna e paciente oncológica de 12 anos, que mostrou, de maneira emocionante, um pouco da sua história, das atividades e relatou como o projeto atua na pediatria do Hospital Santo Antônio. 

 Os participantes da abertura do evento conferiram também um pouco da mágica que semanalmente encanta as crianças do HSA, com os fantoches de Osias Volaski, aluno e atuante no projeto “Doutores Palhaços”, do Projeto Sorrir, no Hospital Evangélico de Curitiba e voluntário também em Blumenau.

 
   Prof. Marcelo Clemente, ministrando a palestra de abertura do evento.

A palestra de abertura do III Encontro de Pedagogia Hospitalar, que encerrou as atividades da noite, ficou por conta do professor Mestre em Educação, Marcelo Clemente, com o tema: Intervenções Didáticas Pedagógicas em Classes Hospitalares.



O segundo dia de evento iniciou com a professora especialista Mirta Pacheco, de Curitiba, que conferiu palestra sobre a atuação ética e profissional no contexto hospitalar. Na seqüência, os participantes assistiram à exposição do médico oncopediatra Dr. Marcelo Rech de Faria, que relatou sua experiência sobre a relação entre a medicina, a pedagogia e a criança em tratamento crônico.


E para encerrar o III Encontro de Pedagogia Hospitalar em Blumenau, a convidada foi a professora especialista Jacqueline Schalm, falando sobre biblioterapia e  a relação das crianças com os livros e histórias.

Fonte: http://www.hsanbnu.com.br/home/?p=1941

Nenhum comentário:

Postar um comentário